Loading

Ensino Médio

Sistema Anglo de Ensino

História

Ao longo de mais de 65 anos de história, fomos responsáveis por grandes inovações. Algumas delas, como a apostila-caderno e a metodologia que interliga os conteúdos de diferentes disciplinas, revolucionaram o setor de material didático, assim como o da Educação de nosso país.

Tradição e Modernidade

Sempre nos ajustamos às mudanças com um olhar muito crítico. Por isso, nosso material é atualizado e ao mesmo tempo alicerçado nos conhecimentos acumulados pela humanidade, tratados por nossos autores especialistas de forma competente.

Posicionamento

Entendemos que, quando um aluno reconhece em seu dia a dia um conceito tratado na aula ou no material didático, ele está um passo à frente no processo de ensino-aprendizagem. Isso equivale a dizer que há muito tempo trabalhamos na prática com os conceitos de contextualização, interdisciplinaridade e construção dos próprios conhecimentos.

Futuro

O Sistema Anglo de Ensino continuará fiel ao lema “Aqui se ensina. Aqui se aprende.”, pois sabe que a educação de qualidade abre portas e transforma as pessoas e a sociedade.

Você está convidado a fazer parte dessa história!

Voltar ao menu

Características dos Segmentos

A proposta pedagógica do Sistema Anglo de Ensino para o Ensino Médio proporciona ao aluno o desenvolvimento da sua autonomia de estudo. A grade curricular é distribuída ao longo de todo o segmento e promove o entendimento das demandas práticas do mundo moderno, assim como o aprofundamento nas questões universais.

O reconhecimento de interdisciplinaridade dos conhecimentos e a interação com diferentes informações e tecnologias estão previstos nos materiais didáticos e na metodologia de ensino desenvolvidos pelo Sistema Anglo.

Nesse contexto, além da dedicação ao estudo diário, o diagnóstico constante é imprescindível. Os processos de avaliação disponibilizados pelo Sistema Anglo são recursos fundamentais para a organização dos estudos e a elaboração de replanejamentos, quando necessários. A avaliação precisa do entendimento dos conteúdos trabalhados em cada disciplina permite ao aluno identificar, de forma pontual, em que aspecto precisa se aperfeiçoar, garantindo assim uma formação consistente nas várias áreas do conhecimento.

Voltar ao menu

Material Didático

Organização eficiente

Os alunos recebem APOSTILAS-CADERNO, nas quais estão apresentados RESUMOS DOS CONTEÚDOS, EXERCÍCIOS DE CLASSE e TAREFAS MÍNIMA e COMPLEMENTAR, todos distribuídos por AULA. Todas as aulas são numeradas, possibilitando que o aluno organize seus estudos.

Integração de informações

O referencial teórico completo está nos LIVROS-TEXTO e a coletânea de exercícios completa e atualizada, segundo os principais vestibulares do país incluíndo o ENEM, no CADERNO DE EXERCÍCIOS, sendo um conjunto para cada disciplina.

Estratégias pedagógicas

A diversidade na apresentação dos conteúdos é, por si só, um exercício que ajuda o aluno a reconhecer as informações e estabelecer relações entre o conteúdo das disciplinas e situações do cotidiano. Isso contribui para a sua formação tato para os processos seletivos mais concorridos e como para os desafios da vida profissional. Assim como adaptar suas produções ao que é solicitado nos processos seletivos que enfrentará nos vestibulares ou na vida profissional.

Voltar ao menu

Diferenciais do Sistema Anglo

Proposta adequada a cada segmento

– Equilibrar a teoria e a prática proporciona a motivação constante e a construção natural dos conhecimentos.

Aproximação do cotidiano

– Reconhecer, no dia a dia, a finalidade de um aprendizado estimula o aluno.

Atualização constante e rigorosa

– Apresentar o conteúdo ajustado à luz dos acontecimentos do momento dá sentido aos estudos.

Relação entre as disciplinas

– Exercitar a interligação entre os conceitos tratados em diferentes disciplinas amplia o olhar do aluno.

Inovações tecnológicas

– Conhecer e saber utilizar novos recursos é fundamental no mundo atual.

Autor que conhece a sala de aula

– Passar a mensagem do jeito que o jovem entende, pontecializa a aprendizagem.

Conteúdos em espiral

– Rever conceitos estratégicos permite o aprofundamento do que já foi visto e dá segurança para as novas aquisições.

Utilização de estratégias pedagógicas diversificadas

– Identificar informações sob diferentes linguagens exercita a capacidade de adaptação a novas situações.

Projeto gráfico atualizado

– Utilizar estímulos e recursos visuais adequados à realidade do aluno garante interesse pelo conjunto de informações.

Voltar ao menu

A importância da metodologia

Aula dada. Aula estudada.

Metodologia é uma forma organizada para se desenvolver um trabalho e alcançar uma meta.

Para o Sistema Anglo, a eficiência de sua metodologia está baseada na:

- Organização e apresentação dos conteúdos: material bem escrito, atualizado e aula bem dada.
- Sistematização dos conceitos e dos objetivos da disciplina: exercícios de classe eficientes, tarefas de casa diárias e hábito de estudo.
- Avaliação da aprendizagem:análises individuais e do grupo para reorganização do plano de trabalho e estudos, se necessário.

Não por acaso, o lema “Aula dada. Aula estudada.” se encaixa perfeitamente na rotina das escolas usuárias dos materiais didáticos e da metodologia do Sistema Anglo de Ensino.

A metodologia no Ensino Médio

A ampliação dos conhecimentos nas aulas, nos livros-textos, nas pesquisas e na resolução das tarefas propostas fazem parte da metodologia especialmente desenvolvida para o Ensino Médio, cujos resultados se reconhecem nos índices de aprovação nos principais vestibulares de nosso país.

Os SIMULADOS são realizados ao longo do ano e avaliam a apreensão dos conteúdos. O Boletim de Desempenho é um importante recurso de análise em cada disciplina, tanto do aluno, quanto do grupo. Além disso, são propostos simulados especiais que treinam o aluno para vestibulares específicos e para o ENEM.

A divisão entre as tarefas, reconhecidas como Tarefa Mínima e Tarefa Complementar, é um importante recurso de sistematização dos conhecimentos.

As Tarefas Mínimas reforçam os temas abordados em classe. Devem ser realizadas em sua totalidade, ao final de cada aula ou conjuntos de aulas.

As Tarefas Complementares propõem o aprofundamento do assunto, levam o aluno à pesquisa e a novas buscas e devem ser realizadas após a conclusão das Tarefas Mínimas do dia, de cada disciplina.

Voltar ao menu

Comunicação entre o Sistema Anglo de Ensino e as Escolas Parceiras

Um acompanhamento que garante a eficácia da metodologia pedagógica.

Comunicação permanente com os professores

A qualquer momento, os professores das escolas parceiras podem fazer contato com a assessoria pedagógica do Sistema Anglo de Ensino e também com os autores dos materiais didáticos, por telefone ou pelo site. Além disso, o Canal Escola, na Web TV Anglo, e as videoconferências possibilitam a troca de informações, potencializando a aplicação de todas as propostas pedagógicas.

Eventos de atualização e capacitação

O Sistema Anglo promove, ao longo do ano, uma série de encontros cuja finalidade é atualizar e aprimorar a prática dos professores. O Congresso de Educadores do Sistema Anglo de Ensino, os Workshops e as Reuniões Regionais, além das reuniões específicas na escola, fazem parte do processo contínuo de acompanhamento das escolas parceiras.

Manual do professor

Esse material auxilia o professor a organizar suas aulas e se aprofundar nos conteúdos que serão desenvolvidos. Aponta os objetivos da aula, as finalidades pedagógicas de cada proposta e as possíveis variações para a exploração dos temas, além de apresentar possibilidades interdisciplinares, indicações bibliográficas, textos de referência e comentários às atividades.

Voltar ao menu

Ensino Bilíngue

Desenvolvendo bilíngues para o futuro!

Ter o domínio de um segundo idioma, hoje em dia é fundamental, ainda mais quando se trata do Inglês.

O Anglo de Jales - em parceria com Cambridge University Press Bilingual Program e a Speed Up Idiomas oferece o Ensino Bilíngue, para dar apoio aos alunos, no aperfeiçoamento do idioma.

Cambridge University Press Bilingual é o programa que combina a experiência e expertise da Cambridge University Press e Cambridge Assessment English para formar estudantes bilíngues, oferecendo uma abordagem única para o ensino e aprendizagem de inglês. Com conteúdo de qualidade e materiais pautados por padrões internacionais, avaliação de resultados e certificação, o programa foi desenvolvido para potencializar o ensino, a aprendizagem, o pensamento crítico e as habilidades sociais dos alunos, utilizando o inglês como ferramenta.

As provas serão obrigatórias, portanto, o certificado não é opcional, ou seja, os alunos terminarão o ensino médio com o certificado Internacional da Cambridge, o certificado de High School. As qualificações Cambridge Assessment English são aceitas por mais de 23.000 instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais em todo o mundo, proporcionando oportunidades infinitas para seus alunos atingirem o sucesso acadêmico e profissional.

A carga horária é mais extensa, proporcionando desenvolvimento contínuo de aprendizagem e todo o ensino já é elaborado de forma a preparar os alunos para os exames internacionais que eles farão.

• Carga horária infantil ao 1º ano - 5 horas semanais

• Carga horária 2º ao 5º ano - 4 horas semanais

• Carga horária 6º ano ao Ensino Médio - 3 horas semanais

O programa bilíngue no Anglo de Jales é oferecido para todas as etapas da vida escolar, da Educação Infantil ao 3º ano do ensino médio. O programa Cambridge University Press Bilingual prepara os alunos para serem cidadãos do mundo, de forma criativa, responsável, questionadora, inovadora e engajada, ajudando-os, assim, a terem sucesso no futuro. O que antes era considerado um diferencial na formação dos alunos, hoje é fundamental para o sucesso em um mundo globalizado.


Voltar ao menu

Desenvolvido por Tribo Propaganda